Celebração da Passagem de Ano

O ressoar dos sinos anunciou, no último dia 31 de dezembro, o início da “Celebração da Paz”, de “Maria, Mãe de Deus” e da passagem do ano. Enquanto isso, a assembleia reunida na Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes recebeu a imagem solene de Nossa Senhora das Graças, a discípula de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Abrindo a Liturgia da Palavra, fez-se a entrada da Palavra de Deus, alimento da nossa caminhada e da nossa vida, que foi incensada, sob o caloroso aplauso de todos.

Em sua reflexão, o pároco, Pe. Amauri Ferreira, nos interpelou a respeito de nossas ações e atitudes durante o ano que passou, enfatizando que, em 2014, precisamos colocar em prática o amor solidário, que gera a unidade dentro da diversidade e o respeito mútuo a todos, por intermédio da generosidade. Além disso, destacou ele outros cinco pontos: a importância da reconciliação para com Deus e com o próximo, para vivermos um projeto fraterno e construir uma sociedade libertadora, inspirada na família trinitária, comunhão por excelência; a gratidão para com Deus e todos aqueles que nos sustentam nas aflições do dia a dia; a qualidade da fé, que deve estar alicerçada nos verdadeiros valores advindos do Evangelho – ao orarmos, peçamos ao Senhor da Messe: “Aumentai a nossa fé”; alimentar em nós a esperança, que vem de Deus; e, por fim, o amor à vida – não o amor vazio, utilitarista e comercial, que a sociedade nos impõe, mas aquele que Jesus continua a nos ensinar ainda hoje e que se revela em nossas palavras e gestos. Concluindo, recordou-se do verso do poeta amazonense, Thiago de Mello: “Fica proibido amar sem amor”.

Com o Pão e o Vinho, uma cesta, contendo pedras e flores, foi levada ao Altar Sagrado; a beleza das flores, assim como as pedras do caminho, faz parte da vida. Mas, ambos, nos estimulam, nos ajudam a avançar, nos trazem esperança, tornando nossos dias cheios de vida, apesar das dificuldades.

A partir da leitura da poesia “Esperança”, de Mário Quintana, teve início o momento de Ação de Graças, que foi concluído com uma performance idealizada pelos jovens, a partir da canção “Nós Queremos Paz” (Joanna). Agradeceram o ano de 2013 e, com o apoio de crianças da catequese, deram as boas-vindas a 2014.

Que neste novo ano, que ora se inicia, sejamos fortalecidos no amor de Cristo, saibamos alimentar a esperança que vem da Palavra de Deus, e tenhamos a sabedoria e a lucidez necessárias para cultivarmos a Verdade que liberta, o amor e a justiça que nos dá o Senhor da luz.

Maria, Mãe de Deus e nossa, interceda a Deus por nós!
Pascom - Pastoral da Comunicação da Paróquia Imaculada Conceição.

   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map