Diocese de Araçatuba 20 anos de história e caminhada

Depois da acolhida, que foi feita pelo Pe. Edgar (Bilac/SP), toda a assembleia cantou o hino “Marcha da igreja”, para receber D. Sergio, bispo diocesano, e os padres concelebrantes da Missa em Ação de Graças pelos 20 anos de caminhada da Diocese de Araçatuba. Logo em seguida, Pe. José Gabiraba usou o ambão para resgatar os pleitos realizados, desde 1964, objetivando a criação da nova diocese, até a concretização desse sonho, em 23 de março de 1994, por meio da Bula Progrediens usque, do Papa João Paulo II. Ainda como parte dos ritos iniciais, crianças da catequese se perfilaram, desde a entrada da Catedral até o altar, formando um corredor coberto com rosas, para receber a imagem da padroeira da Diocese de Araçatuba, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, enquanto os presentes a saudavam, aplaudindo e cantando: "Viva a Mãe de Deus e nossa".

Dom Sergio, em sua homilia, aprofundando as mensagens extraídas das leituras bíblicas cuidadosamente escolhidas para a celebração, fez uma exortação para que todo o povo de Deus mantenha e cultive a comunhão missionária em todas as frentes da ação pastoral, culminando com os chamados feitos pelo próprio Jesus: "apascenta as minhas ovelhas" e "segue-me". E recordou a experiência vivida pelas primeiras comunidades: eram um só coração e uma só alma! Esse também foi o ensinamento deixado na procissão do ofertório, quando um representante de cada uma das 32 paróquias que compõem a Diocese levou até o altar uma fotografia de sua igreja-matriz, oferecendo, assim, a vida e os sonhos de todos os cristãos que nelas vivem.

Um outro momento marcante da celebração se deu, ao final, quando o bispo diocesano deu à assembleia a bênção com indulgência plenária, em razão da natureza da festa. E, em seguida, todos foram convidados a se dirigirem até a parte externa da Catedral onde foi erguida uma estátua em homenagem à Nossa Senhora, feita em argila por um artesão, araçatubense, como um presente à Diocese, pelos seus 20 anos de história e caminhada.

Pascom – Pastoral da Comunicação da Paróquia Imaculada Conceição.



O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map