Bispo, clero e leigos: unidade diocesana

“Reunidos em torno dos nossos pastores, nós iremos a Ti. Professando, todos, uma só Fe, nós iremos a Ti. Armados com a força que vem do Senhor, nós iremos a Ti. Sob o impulso do Espírito Santo, nós iremos a Ti”. Foi assim, cantando o “hino da marcha da igreja”, que representantes de todas as paróquias da Diocese de Araçatuba receberam seus párocos e o pastor diocesano, D. Sergio Krzywy, para a Missa do Crisma, dos Santos Óleos e da Unidade Diocesana.

O anfitrião, Pe. José Gabiraba, pároco da Catedral, fez a acolhidas e falou a respeito da importância da celebração: renovar o compromisso com a unidade e com a comunhão de todas as comunidades entre si e de cada uma delas com o seu bispo; além disso, abençoar os Santos Óleos (dos enfermos, dos catecúmenos e do Crisma) para serem usados nas paróquias durante este ano. Nosso pastor diocesano, D. Sergio, também fez a sua saudação pastoral; apresentou cada um dos sacerdotes, diáconos permanentes e seminaristas presentes; justificou a ausência de alguns presbíteros, por motivo de saúde; e agradeceu a Deus pelo empenho e trabalho contínuo dos leigos e leigas que, em sintonia com seus párocos, garantem a vida que acontece em todo o solo diocesano. Após a Liturgia da Palavra, em sua breve homilia, D. Sergio reafirmou o sentido mais profundo da celebração – confirmar a unidade diocesana entre as comunidades e presbíteros com o seu bispo. Pediu um aplauso especial aos padres decanos da Diocese, Pe. Orides (Andradina) e Pe. Laurindo (Araçatuba); e disse da sua alegria em compartilhar da celebração do Jubileu de Ouro de Frei Mauro Strabelli (Capuchinho, Birigui) e do Jubileu de Prata de outros quatro padres diocesanos: Amauri Ferreira (Guararapes), José Arlindo (Lavínia), Valdir Silvestre (Araçatuba) e João Fungaro (Birigui). Concluiu a pregação recordando o recente pedido do Papa Francisco para que todos os cristãos sejam guardiães da fé. Com a renovação das promessas sacerdotais, os padres reafirmaram o compromisso de permanecerem unidos a Cristo e ao seu pastor diocesano no exercício do seu ministério pastoral. Agradecido, D. Sergio cumprimentou cada um dos sacerdotes, entregando-lhe também uma recordação.

Um outro momento que despertou a atenção de todos: a solene entrada e bênção dos Santos Óleos, que aconteceu durante a preparação das ofertas. Antes de encerrar a Liturgia Eucarística, Pe. Gabiraba noticiou que D. Sergio publicou um Decreto Apostólico acerca da concessão de indulgências plenárias para o Ano da Fé (outubro/2012 e outubro/2013), o qual deve ser lido no próximo Domingo de Páscoa para conhecimento de todos os cristãos. Depois, Pe. Charles chamou os representantes de cada uma das paróquias que compõem a Diocese de Araçatuba para receberam os Santos Óleos e conduzi-los até a sua comunidade, onde serão usados nas celebrações da Unção dos Enfermos, do Batismo e da Crisma deste ano. Ao final, D. Sergio realçando o tema/lema da CF 2013, agradeceu a presença dos jovens nas comunidades e na celebração, bem como pediu o especial empenho de cada paróquia para a participação na Semana Missionária Diocesana, que precede a Jornada Mundial da Juventude, no próximo mês de julho.

Pastoral da Comunicação -



O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map