SANTO ANTÔNIO: “O Santo dos Pobres”

Conhecido pela simplicidade e pelo amor aos pobres e um dos santos mais populares da igreja católica, Antônio de Pádua, teve seu dia comemorado nesta quinta-feira, 13 de junho, como de costume, na parte externa da Capela que recebe seu nome. Muitos fiéis do padroeiro se uniram aos irmãos e irmãs das demais comunidades que integram a Paróquia Imaculada Conceição (Diocese de Araçatuba) e de nossa Comunidade-irmã São Pedro Apóstolo para homenagear o Santo.
v Após a acolhida, ao soar do sino e a beleza dos fogos que deram um brilho especial à noite, os presentes de mãos estendidas, pedindo a intercessão ao Santo e cantando com muita alegria e entusiasmo o hino a Santo Antônio, receberam o andor com a imagem do padroeiro, que foi acompanhado por quatro crianças com velas nas mãos e trajando as vestes especiais.

Em sua homilia, o pároco Pe. Amauri Ferreira recordou a história, o exemplo de vida e os ensinamentos que o santo nos deixou, dentre eles a fidelidade ao Evangelho, o amor ao próximo e o cuidado com as criaturas de Deus. Finalizou dizendo que, ao contrário do que o homem moderno busca, a vida de Antônio foi muito breve; ele viveu apenas 36 anos. Porém, esse fato não o fez menor, ao contrário, continua sendo uma referência para o mundo, particularmente para os cristãos. No momento de preparação de ofertas, como o Pão e o Vinho, um jovem e duas crianças levaram para o altar do Senhor uma cruz de onde pendia uma balança, simbolizando a busca do perfeito equilíbrio pelo cristão entre as ações solidárias, para que todos tenham o alimento em suas mesas, e o cultivo da oração, da espiritualidade que nasce do saber ouvir a Palavra de Deus, que alimenta o espírito e fortalece a fé.

No momento de Ação de Graças, fez-se a bênção dos pãezinhos e o levantamento do mastro com as bandeiras dos santos homenageados deste mês: “Santo Antônio, São João Batista e São Pedro”. Que possamos nos inspirar nos exemplos deixados por esses ‘homens de Deus’, em especial por Santo Antônio, assumindo o compromisso em sermos discípulos e missionários no Reino de Deus que somos chamados a realizar no aqui e agora de nossos dias.

PASCOM - Pastoral da Comunicação


O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player





   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map