CF 2013: Juventude promove formação

O encontro reuniu aproximadamente 45 jovens da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba) e foi realizado na chácara do casal Cristina e Carlos Grosso, que acolheu a todos com o toque de sinos, com grande carinho e amizade. Antes, os jovens se reuniram em frente à Igreja Matriz, de onde partiram, de bicicleta e com alegria, preservando o espírito coletivo durante todo o trajeto até o local. Logo no início, fez-se a recordação da celebração do "lava-pés", ou melhor do poder serviço; cada jovem teve os seus pés banhados pelo(a) companheiro(a) e este(a), em seguida, repetia o mesmo gesto. Em seguida, coma a exibição de um vídeo, os participantes foram convidados a refletir sobre a capacidade, os dons e talentos dos jovens.

Músicos e dançarinos apresentaram a música “Sossego”, de Tim Maia, numa ‘versão rap da canção, dando um ritmo e uma cara jovem ao texto por ele composto. Com essa motivação, os participantes foram divididos em 3 tendas, por afinidade: “MÚSICA E DANÇA”, “TEATRO E POESIA” e “TECNOLOGIA”; cada um desses grupos devia mostrar, de forma criativa, o atual olhar do jovem sobre as respectivas ‘tendas’. A atividade foi concluída com uma “folia de reis”, conduzida por jovens, que percorreu todas as tendas para conhecer e acolher a exposição de cada projeto.

Por fim, os jovens presentes foram indagados se gostariam de continuar sonhando juntos a sua caminhada, a refletir a respeito de suas angústias e esperanças, sua fé e sua espiritualidade. A partir da resposta positiva quanto à realização de outros momentos semelhantes, a equipe organizadora propôs um novo desafio: que cada tenda volte a se reunir, nos próximos dias 6 e 20 de abril, nos salões comunitários dos bairros, para atualizar uma das Celebrações da Semana Santa. E já ficou agendado um novo encontro geral para o dia 27 do mês que vem.

Foi um encontro muito agradável e significativo; todos puderam interagir, inclusive os membros da Comunidade que auxiliaram na infraestrutura, e, ao final, se confraternizar.

Muito oportuna foi a referência às primeiras propostas do Papa Francisco para Igreja Católica Apostólica Romana: simplicidade, humildade, afeto, o uso do poder como serviço, cuidado com os pobres, preocupação com o meio ambiente, trabalho em favor da paz.

Tal como nos pediu o Papa Francisco, devemos continuar rezando por ele, por seu pontificado que agora se inicia, mas também para que todo esse vigor juvenil contamine toda a comunidade e faça florescer essa vida nova da Igreja.

Pastoral da Comunicação

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map