CF 2013 – formação diocesana


Neste primeiro domingo de fevereiro (03), a Diocese de Araçatuba promoveu um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2013 que traz o tema: “Fraternidade e juventude” e que aprofundará o lema: “eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Presentes estiveram representantes dos quatro cantos da diocese, inclusive das Paróquias Imaculada Conceição, de Guararapes, e São Francisco de Assis, de Rubiácea.

Todos foram muito bem acolhidos pela equipe organizadora e recebidos com um saboroso café da manhã.
Em seguida, na abertura do encontro, um grupo de jovens entrou primeiramente com Nossa Senhora e com a Palavra de Deus. Por estarmos às vésperas da Jornada Mundial da Juventude e estarmos vivendo o ano da Fé, uma vela e uma cruz foram conduzidas até o altar, enquanto rezou-se a oração do credo e cantou-se a música “Nova geração”, de Pe Zezinho, cujo refrão assim diz: "No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus". Para concluir, os participantes também rezaram a uma só voz a oração da CF 2013.

Após a apresentação do Objetivo Geral da Campanha e dos objetivos específicos, Dom Sérgio, nosso pastor diocesano, afirmou que "todos nós temos que acolher o jovem neste contexto de mudança de época." Ressaltou que a CF é um tempo forte, porém precisa ter continuidade. E enfatizou a importância da oração para fundamentar nossas ações.

Os assessores, Alessandra Faria Rossi (psicóloga – Diocese de Marília) e Ivan Longhini, coordenador diocesano da CF, especialmente convidados o evento, seguiram o método “ver-julgar-agir”, tal como sugere o texto-base da Campanha. Na primeira parte (Ver), foi feito o convite para que cada comunidade procure conhecer melhor os jovens, neste tempo de mudança de época, e para estarmos abertos e ir ao encontro deles, considerando as características que eles têm. Na segunda parte (Julgar), tomou-se por referências alguns jovens da Sagrada Escritura, sendo Jesus o maior modelo de jovem a ser seguido. Assim como Jesus cresceu em sabedoria e graça, nós também crescemos em sabedoria quando dialogamos com as escrituras e conhecemos bem o tempo em que vivemos para atualizá-las, e em graça quando nos mantemos fiéis à palavra de Deus, quando somos sal e luz no mundo. Por fim, para o “Agir”, os participantes foram divididos em pequenos grupos para, num grande mutirão, pensarem as propostas para mobilizar e motivar os jovens para participarem e se engajarem nas atividades da igreja. Na socialização das propostas alguns jovens testemunharam a importância do apoio do sacerdote em suas paróquias, como também de missas específicas para jovens; mais alegres e com músicas animadas.

O encontrou terminou em ritmo de fraternidade, com a bênção final, dada por Dom Sergio, e um delicioso almoço.

Mais informações no site diocesano: www.diocesearacatuba.com.br

Pascom Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes.



O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



   

   

"".


 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map