JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

PREPARAÇÃO PARA A SEMANA MISSIONÁRIO DIOCESANA, EM MIRANDÓPOLIS

A Diocese de Araçatuba, há vários meses, vem se preparando para realizar e celebrar a Semana Missionária, de 16 a 20/julho, que precederá a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, evento este que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 23 a 28/julho.

Com esse objetivo, uma das ações desenvolvidas foi a ‘formação para jovens’ que aconteceu nos dias 20 e 21 de abril, em Mirandópolis/SP. No início do encontro, os participantes tiveram uma calorosa acolhida. A oração buscou colocar os participantes no clima da JMJ com o acendimento das velas que representam cada continente. Após o lanche, aconteceram duas palestras, sendo que a primeira revelou o calendário da Semana Missionária, que é o seguinte:

- 16/07: às 19h00min, momento celebrativo para acolhida dos jovens que participarão da Semana, bem como das 100 famílias (50 de Birigui e 50 de Araçatuba) que acolherão em suas casas esses jovens.

- 17/07: pela manhã haverá um momento de espiritualidade com Dom Sergio, seguido de um lanche. Às 11h00min, os jovens participantes da Semana Missionária farão um “flesh mob” (momento de integração) no calçadão de Araçatuba. O almoço será oferecido pela Paróquia São João. No período da tarde, os jovens farão visitas a lugares diversos (fabricas etc) nas cidades de Birigui e Araçatuba, de acordo com a cidade onde estiverem hospedados. Nesse mesmo dia, à noite, os jovens serão apresentados para as comunidades de Birigui e Araçatuba.

- 18/07: o dia será dedicado às ‘missões populares’ a serem realizadas pelos jovens nas cidades de Piacatu e Gabriel Monteiro; lá, como verdadeiros missionários, passarão de casa em casa para conhecer a realidade local, o seu povo, falar da JMJ e rezar junto com as famílias. À noite, haverá uma missa de encerramento das ‘missões da juventude’.

- 19/07: o SESI/Araçatuba gentilmente cedeu suas instalações para um dia de recreação com os participantes da Semana Missionária. À noite, haverá uma programação cultural na cidade de Mirandopolis, que contará com show e performances que serão apresentadas por grupos da própria Diocese.

- 20/7: o encerramento da semana Missionária acontecerá com uma missa na Paróquia Santana. Nessa mesma oportunidade, acontecerá a “4ª Celebração Diocesana” e o “Envio dos jovens” à Jornada Mundial da Juventude. Na segunda parte do encontro, foram nos passadas orientações sobre como agir nas visitas que os jovens farão, inclusive na atividade missionária.

No dia seguinte, 21/04, aconteceram dinâmicas de grupos sobre o trabalho missionário, e em seguida a missa e almoço de encerramento.

Por tudo isso, sobretudo, os jovens das Paróquias Imaculada Conceição de Guararapes e São Francisco de Assis devem ficar atentos, para que possam acompanhar de perto todas essas atividades, permanecendo unidos em oração com aqueles que estiveram participando da Semana Missionária e também da JMJ.



O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player




   

   


..
 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
  Site Map