Vigília Eucarística no Rio Branco
Assim afirmou o nosso “elo-PASCOM” dos Ministros da Eucaristia: “amigos, foi com grande alegria que realizamos mais uma Vigília Eucarística nas Comunidades. Desta vez foi no salão comunitário do bairro Rio Branco, na última segunda-feira, 07 de maio. Contamos com a presença dos membros da Comunidade Santa Luzia e de várias outras pessoas do bairro, além de amigos de toda a Paróquia Imaculada. Algumas fotos registram esse momento”.
Clique aqui para ver mais fotos.

 

Os Ministros da Eucaristia da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba) realizaram mais uma Vigília Eucarística, na última segunda-feira, dia 05 de março de 2012.
No Salão do bairro Vila Nova, estiveram reunidos em oração os irmãos e irmãs das comunidades Nossa Senhora de Fátima, do próprio bairro, e São José, do Aeroporto, que rezaram e louvaram a Deus por suas famílias, por toda a nossa Comunidade paroquial e por nossa cidade.


 

Na tarde do dia 15 de fevereiro, a equipe do Projeto “O Apóstolo” da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba), fez a entrega das cestas básicas às pessoas por ele cadastradas e necessitadas. Antes, porém, todos se reuniram na igreja para um momento de reflexão e evangelização. Como coordenadora do Projeto, Cristina Antonelo falou da importância de todos os meses estarmos juntos, ouvindo a Palavra de Deus, que fortalece a nossa fé e nos anima na nossa caminhada. Ao final, rezou-se a oração da fraternidade, o Pai Nosso.




 

A Pastoral da Saúde e a Equipe de Visitadores de Doentes da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba) promoveram uma reunião conjunta, no último dia 08 de fevereiro, no Salão da Comunidade São Sebastião (Industrial). O assunto principal foi a reflexão a respeito das atividades que agendaram para este ano, sobretudo aquelas que desenvolverão em parceria, inclusive para aprofundar o tema/lema da CF 2012. Também discutiram sobre formas ideais de organização dos trabalhos de uma e outra pastoral, para que haja efetividade em todas as ações que fizerem.


 

A reunião que marcou a retomada das atividades do Conselho Regional de Pastoral da região de Guararapes em 2012 aconteceu na última quarta-feira, 01/02, no OBRASPE, em Guararapes. O evento, que contou com a participação de quase todas as paróquias que formam a Região, foi pontuado pela reflexão a respeito da ação pastoral planejada para este ano, em especial com vistas ao aprofundamento das prioridades definidas na 2ª Assembleia Diocesana.


 

Centro promove formação: “evangelistas”

A Comunidade Santa Rita de Cássia do Centro realizou mais uma atividade objetivando dar vida à prioridade eclesial “formação” definida na última assembleia da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba). A reunião aconteceu no último dia 30 de janeiro, na residência da companheira Isabel Ferreira. Na oportunidade, todos os grupos de reflexão se juntaram para conhecer um pouco mais a respeito dos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Esse momento de grande importância foi coroado com uma alegre e participativa confraternização.

Elo “Centro”-PASCOM

A PASCOM da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba) se reuniu, no último dia 15 de janeiro, para organizar e planejar as ações que planejou para o primeiro semestre deste ano. Será feita mais uma rodada de “visitas on line” pelos bairros e ainda uma série de atividades de formação em parceria com as pastorais. Que Jesus, o comunicador por excelência, continue sendo nossa grande inspiração e nos dando a coragem de assumir os desafios da caminhada.

No último dia 14 de janeiro, a coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral e os assessores paroquiais da Comunidade Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba) se reuniram com o objetivo de analisar o seu calendário 2012.
Como num grande mutirão, durante os meses de novembro e dezembro, foram feitas inúmeras reuniões para avaliar a caminhada de 2011 e planejar 2012. Os bairros, pastorais, ministérios e serviços encaminharam suas propostas que foram compiladas. E, com a Graça de Deus, mais uma vez vemos que a comunidade paroquial está disposta a se deixar guiar pela ação do Espírito que anima e faz caminhar.

 

Em sua última assembleia paroquial, a Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes elegeu a “formação” como prioridade eclesial. Desde então, as suas comunidades e pastorais têm realizado ações com essa finalidade. E foi com esse objetivo que a Comunidade Santa Rita de Cássia (Centro)) esteve reunida, no último dia 17, na residência do casal Rosa e Santo. Os presentes assistiram ao filme “Moisés”, dando continuidade ao estudo bíblico sobre a História da Salvação. Em seguida, fizeram um momento de confraternização e alegria.



 

Catequistas e crianças da pré-catequese e da 1ª Eucaristia se reuniram, no último sábado, 22 de outubro, para um encontro especial. Leia mais


 

Pastoral da Criança da Paróquia Imaculada Conceição (Diocese de Araçatuba) realizou, no último sábado (15 de outubro), uma atividade com as crianças por ela cadastradas e que residem nos bairros Industrial e Francisco Antoniolli de Guararapes. Leia mais


 

A equipe diocesana de CEBs - Comunidade Eclesial de Bases - promoveu mais uma reunião, no último dia 08 de outubro. O encontro foi realizado em Guararapes, na igreja São Pedro Apóstolo de Guararapes... Leia mais


 

Com o objetivo de traçar metas e planos de ação para o segundo encontro diocesano que será realizado no dia 13 de novembro, das 8h às 12h, na Paróquia Sant’Anna em Araçatuba, a coordenação da Pastoral da Comunicação da Diocese de Araçatuba realizou no dia 28 de setembro seu primeiro encontro virtual. Na ocasião, os integrantes da PASCOM utilizaram-se da tecnologia fornecida pelo software Skype, para realizarem a reunião sem a necessidade de deslocamentos. Leia mais- clique aqui


 

De 29/08 a 09/09/2011, sob a coordenação da equipe ECOA, os funcionários do Banco do Brasil em Guararapes realizaram a campanha “Doe leite – doe vida”, que é promovida pela instituição bancária. O resultado dessa mobilização em nossa cidade, que também contou com a participação de clientes do banco, foi entregue às líderes da Pastoral da Criança da Paróquia Imaculada Conceição (Diocese de Araçatuba), no último dia 10/setembro. Nossa Comunidade, sensibilizada, em nome das crianças e famílias beneficiadas, agradece aos funcionários do BB e a todos os que participaram dessa campanha por esse precioso gesto de cidadania e solidariedade.


 

Com espírito fraterno e acolhedor, a comunidade “São José” do bairro Aeroporto recebeu a visita de membros da Equipe Paroquial de CEBs, no último dia 15 de setembro. Assim, além do especial momento de oração, o encontro serviu para estreitarem os laços de amizade e reafirmarem aliança com a comunidade.


 

Membros da Equipe de CEBS da Paróquia marcaram presença efetiva no “Grito dos Excluídos”, no último dia 07 de setembro, na cidade de Birigui. O evento contou com a presença de vários padres e representantes de pastorais de toda a região.
Realizado desde 1995, na data em que se comemora a Independência do Brasil, essa grande celebração tem como cerne propor a superar de um patriotismo passivo, visando o exercício de uma cidadania ativa, colaboradora da construção de uma nova sociedade justa, solidária, plural e fraterna.
Veja mais fotos - clique aqui


 

Sob a coordenação dos Ministros da Eucaristia da Paróquia Imaculada Conceição, no dia 05 de setembro, na Capela Santo Antônio, aconteceu mais uma “Vigília Eucarística nas Comunidades”, um encontro único e marcante com o Cristo que se faz Alimento e presença na vida de cada um de nós.
A data e local da próxima Vigília serão informados nas celebrações paroquiais.


 

No último dia 13 de agosto, aconteceu mais um encontro da equipe diocesana de CEBs, em Araçatuba. Presentes representantes das paróquias de Andradina,Mirandópolis, Birigui, Guararapes e Araçatuba.


 

No último dia 16 de julho, aconteceu a primeira reunião da Coordenação da PASCOM – Pastoral da Comunicação Diocesana, nas dependências da Igreja Sant’Ana, em Araçatuba. Dela participaram: Pe. Orlando Maffei, responsável pelo Setor de Comunicação da Diocese, Juliana e Diuan (Região Pastoral de Birigui), Fabiana (Araçatuba), Márcio e Antônio (Guararapes-Mirandópolis); os representantes da Região de Andradina justificaram a ausência. Foi um primeiro contato desse grupo que tem uma importante tarefa: pensar e propor ações que possam dinamizar a animação pastoral pelos meios de comunicação nessa porção do Povo de Deus da Diocese de Araçatuba, usando, para isso, todos os recursos e ferramentas disponíveis. Tudo isso em sintonia com o que pede a Igreja, desde o Concílio Vaticano II até os últimos documentos e mensagens do Papa para o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”.
As expectativas do grupo são animadoras e contam com o especial apoio de nosso bispo diocesano, D. Sergio. Em abril de 2009, quando esteve reunido com pessoas de quase todas as paróquias da Diocese, solicitou particular empenho de cada Comunidade para avaliar a eficiência da comunicação realizada internamente e buscasse aprimorá-la, para tornar mais dinâmico e eficaz o serviço da evangelização. Em breve, realizaremos um segundo encontro diocesano, para refletir acerca das ações desenvolvidas e partilhar as experiências. Aguardem!


 

No último dia 15/junho, a Comunidade São Francisco de Assis recebeu a visita do Pe. Amauri Ferreira. Falou-se sobre a caminhada, inclusive da expectativa quanto à visita pastoral que D. Sergio, bispo da Diocese de Araçatuba, fará à Paróquia Imaculada Conceição (Guararapes). Foi um encontro de fraternidade.


 

A Equipe de CEBs da Diocese de Araçatuba reuniu-se no último dia 11/junho, em Mirandópolis, onde foi acolhida com grande alegria e muito carinho. Pe. João Fungaro, assessor do encontro, apresentou o Documento nº 92 da CNBB “Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base”, dando ênfase à “espiritualidade, vivência Eucarística, anúncio da Palavra de Deus e testemunho da fé". Além de representantes da Paróquia Imaculada Conceição, estiveram presentes as equipes CEBs das cidades de Birigui, Araçatuba e Andradina, acompanhados do Pe. Gilmar.


 

A Comunidade Santa Clara de Assis, que integra a Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes (Diocese de Araçatuba), realizou uma deliciosa confraternização junina no último dia 15, na residência do casal Sebastião e Célia.


 

Os Ministros da Eucaristia da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes – Diocese de Araçatuba realizaram mais uma “Vigília Eucarística nas Comunidades”. Desta vez, esse encontro de oração e adoração aconteceu na Comunidade São Francisco de Assis (Cohab I), na residência do casal Maurício e Eliana, no último dia 06 de junho. De acordo com Maria Luíza Orpinelli, “foi um momento único de grande espiritualidade diante do Cristo Eucarístico, que contou com a presença de vários irmãos e irmãs de outras comunidades”.


 

Os catequistas da “Primeira Eucaristia’ da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes – Diocese de Araçatuba, no último dia 06 de junho, realizaram uma “Vigília Eucarística”, para a qual foram convidados os catequizandos que, no próximo dia 12, pela primeira vez receberão o “Corpo de Cristo”. Também os pais desses jovenzinhos participaram desse especial momento de oração e adoração. Em razão das obras de reforma da Igreja Matriz, a Vigília foi realizada no Salão Paroquial da Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Vila Nova).


 

No dia 30 de maio, a Comunidade Santa Rita Cássia do bairro Centro reuniu-se na residência de dona Dirce Val, para mais um encontro de formação bíblica sobre a “História da Salvação”.


 

No último sábado, 28/05, no Salão Santo Antônio, jovens dos grupos da Caixa D'àgua, Industrial, Cohab e Rio Branco se reuniram para homenagear nossa querida Mãe, Maria. Com cantos, leituras e reflexão diante da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição, todos tiveram a oportunidade de fazer suas preces ou agradecer.


 

 

A primeira reunião com aqueles que serão ‘elos’ da PASCOM com as comunidades, pastorais e serviços, aconteceu neste 26 de maio, no Salão Comunitário Santa Luzia.
A partir de agora, a Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes – Diocese de Araçatuba contará com um grupo de pessoas para enviar informações e imagens sobre os eventos planejados e realizados pelos seus diversos setores. O objetivo maior é que toda a Comunidade seja comunicadora da Boa Nova do Reino que permeia todas as atividades que realiza.
Na pauta da reunião, algumas noções sobre os elementos básicos de uma notícia, o registro fotográfico de um evento, formas de envio de arquivos para a publicação e, ainda, da melhor utilização das redes sociais, em especial aquelas que a Igreja já utiliza (e-mail, MSN, Orkut, Twiter, facebook).
Em breve serão realizados outros encontros para o estudo e aperfeiçoamento desse mutirão comunicacional


 

A Pastoral da Juventude da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes esteve presente no “II Fórum Municipal de Guararapes”, que procurou debater o tema: “Da igualdade dos direitos e dos deveres à responsabilidade de todos”.
O evento, que aconteceu no dia 20 de março, nas dependências da Escola Estadual “João Arruda Brasil”, teve como público alvo a rede de atendimento à Criança e ao Adolescente na cidade, mas foi aberto a toda a população. Para colaborar com as discussões, foram convidados os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente – COMDICA e, ainda, Diogo Perino (Defensor Publico de Araçatuba), Edson Rocha (Conselho Tutelar de Araçatuba), Dra. Edna Flor e Sérgio Calixto (Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Araçatuba).
O Fórum objetivou diagnosticar os problemas vivenciados pelas crianças e adolescentes e elaborar propostas para a melhoria do atendimento prestado pelo nosso Município. Por essa razão, os assuntos tratados se referem à segurança da criança e do adolescente, ao convívio familiar e escolar, à segurança pública. Também foram abordadas a situação da ‘Fundação CASA’ (antiga FEBEM), das instituições que prestam auxílio nessa área e da Assistência Social. No debate, os questionamentos sobre a educação prevaleceram.


 

A Comunidade Imaculada Conceição de Guararapes, na celebração dominical do último dia 01 de maio, comemorou momentos e datas especiais da Igreja Católica, entre eles: a Beatificação do Papa João Paulo II, a Festa da Divina Misericórdia e o Dia do Trabalhador. Na mesma celebração, jovens da PJ prestaram uma singela e bonita homenagem a Antônio Faria (Tonho). Clique aqui e leia mais


 

A Pastoral da Ecologia da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes em sua última reunião, inspirada no tema/lema da CF 2011, decidiu propor à Comunidade a realização de uma ação concreta: em vez de despejar o óleo de cozinha usado na pia ou de jogá-lo no quintal, coletá-lo em garrafas pet para serem entregues na Matriz, dando-se, depois, uma destinação adequada ao produto. (clique aqui e leia mais).


 

No último dia 09 de abril de 2011, os membros da Pastoral da Comunicação, estiveram reunidos para refletirem e aprofundarem o Estudo número 101 da CNBB - 'A comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil".


 

Sob a coordenação dos Ministros da Eucaristia, no último dia 04 de abril, aconteceu mais uma Vigília Eucarística na Comunidade. O encontro de oração e adoração foi realizado na residência do casal Lindolfo e Luzia Guanais, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do bairro Vila Nova. Num dos momentos especiais, uma das filhas do casal tomou a palavra para dizer que professava outra crença, mas que respeitava a Vigília que estava acontecendo em sua casa; em seguida, se prostrou diante do Santíssimo Sacramento, em adoração, reconhecendo que nosso Deus é um só e Pai de todos nós.



 

A Comunidade Santa Rita de Cássia (Centro) realizou, no último dia 28, na casa da Isabel Ferreira o seu primeiro encontro de formação sobre as noções gerais da Bíblia, conforme previsto na agenda paroquial 2011. Foi um momento muito agradável, com participação ativa de todos e, ao final do encontro, houve uma confraternização. Em breve, a Comunidade realizará outros encontros para dar continuidade ao estudo.


 

No dia 26 de fevereiro de 2011, aconteceu a primeira reunião do novo grupo de Jovens do Bairro Caixa D'Água. Mais um grupo a integrar a Pastoral da Juventude de nossa Paróquia.


 

No dia 15 de fevereiro, a Comunidade São Sebastião (Industrial) da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes se reuniu no salão do bairro para estudar o livro ‘Atos dos Apóstolos’.
Desta vez, foi feita uma introdução ao livro bíblico, apresentando-se as linhas gerais de seu conteúdo. Outros encontros acontecerão para aprofundar o estudo.


 

No dia 02 de fevereiro de 2011, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Valparaíso/SP, aconteceu a primeira reunião do ano do Conselho Regional de Pastoral - CRP (Guararapes a Mirandópolis). Na pauta, os eventos que serão organizados neste ano pelo CRP, nos quais será dada ênfase à “Formação”, prioridade escolhida pela Assembleia Regional para a nossa Região Pastoral. Na ocasião tomou posse o novo Vigário Regional, Pe. José Arlindo de Oliveira, em substituição ao Pe. José Manoel Messias — que deixou a Paróquia São João Batista, de Mirandópolis/SP, para, a partir do dia 03 de fevereiro, exercer o seu ministério na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Araçatuba/SP. Tanto ao Pe. Arlindo quanto ao Pe. Messias, desejamos “muita luz para guiar o seu rebanho”.


 

Na tarde do dia 23 de janeiro de 2011, dirigentes de comunidades, coordenadores de pastorais e assessores paroquiais reuniram-se na parte externa do Salão Paroquial do bairro Santo Antônio para finalizar a programação para a "Agenda Paroquial".


 

Esteve visitando nossa comunidade, no dia 16 de janeiro de 2011, o Frei Sérgio de Araújo. Natural de Guararapes, ele foi ordenado pelas mãos de Dom Sérgio Krzywy, no dia 01 de maio de 2010, e hoje exerce seu ministério na cidade de Plácido de Castro/AC. Ao Frei Sérgio o carinho de toda a Paróquia Imaculada Conceição e as nossas orações!


 

No último dia 14 de janeiro, aconteceu, no Salão Paroquial da Matriz, a primeira reunião dos membros do Conselho Paroquial de Pastoral - CPP, no ano de 2011.


 

Juventude em ação
Para celebrar a amizade, a intensa caminhada de 2010 e a expectativa pelo ano novo que se aproxima, a Pastoral da Juventude da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes realizou dois eventos: 1) um ‘amigo secreto’, que aconteceu no dia 10/dezembro, em clima de amizade e grande descontração; 2) encontro de espiritualidade, para agradecer a Deus e marcar o encerramento das atividades deste ano, na esperança de que 2011 seja ainda mais vibrante e cheio de alegrias e boas ações, à luz do Espírito Santo que nos move e anima.


 

No último dia 05 de novembro, o Interact Club de Guararapes, um grupo de jovens com idade entre 12 a 18 anos, e o Rotary Club, fizeram a doação de 20 cestas básicas à Igreja Matriz. Esses grupos procuram sempre ajudar às instituições que trabalham com as pessoas mais necessitadas da cidade, prezando pelo suprimento das necessidades de cada um.
Pe. Amauri, juntamente com a coordenadora do projeto “O Apóstolo”, Cristina Antonello, agradeceram à doação, em nome da comunidade Imaculada Conceição, especialmente, em nome das famílias cadastradas e atendidas mensalmente pelo projeto. Que Deus retribua em bênçãos esse gesto solidário empreendido pelos jovens do Interact e pelo Rotary Club  guararapenses. 



 

Esteve reunido no último, dia 10, de novembro, no Salão Paroquial da Matriz o grupo que participou dos encontros diocesanos realizados sobre “Meio Ambiente e Crescimento Sustentável” assessorados, pelo Padre Nelito Nonato Dornelas, assessor especial da CNBB. A equipe esta se organizando para reproduzir, no interior da comunidade, o rico conteúdo que receberam e instituir a partir do mesmo a Pastoral do Meio Ambiente.


 

Os Ministros Extraordinários da Eucaristia, se reuniram no dia 05 de novembro, na Matriz, para mais um encontro de formação.  


 

Os fieis pertencentes à Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Distrito de Caramuru, em Rubiácea, participaram com grande emoção e alegria, no último dia 04 de novembro, da Celebração Eucarística realizada na capela do bairro. Logo após, Pe. Amauri se reuniu com os jovens, objetivando a formação de um grupo na comunidade.


 

Contando com representantes de todas as Paróquias que o integram, o Conselho da Região Pastoral de Guararapes (Guararapes a Mirandópolis) esteve reunido no último dia 03 de novembro, em Lavínia/SP, para avaliar sua caminhada em 2010 e programar os eventos a serem realizados em 2011. Atentos à prioridade escolhida na Assembleia Regional – “Formação” –, seus membros decidiram buscar ajuda de pessoas preparadas para assessorar encontros sobre os diversos temas sugeridos pelas paróquias por ocasião de sua realização.   


 

No dia, 29 de outubro de 2010, Jovens da Pastoral da Juventude da Imaculada Conceiçao, se dirigiram ao Hemocentro de Araçatuba R. Arthur Ferreira da Costa, 330 - Bairro: Aviação - Tel: (18) 2102-9400) para realizarem um belo ato de solidaridade: a doação de sangue. Doe você também e salve vidas!


 

No dia mundial das missões, 24/10, a Comunidade Imaculada Conceição de Guararapes recebeu a visita do Pe. Luís Antônio Miranda. Ele nasceu em Olímpia/SP e veio à nossa cidade para rever seus parentes (da família Caetano). Mas, há 27 anos, reside na Suíça, em Lucerna, e trabalha na diocese de Peromünster. Mais uma vez, também, desejou celebrar com a Comunidade.
Nessa data especial para toda a igreja, em sua homilia, Pe. Luís contou sobre seu trabalho naquele país europeu e, por fim, chamou a atenção de todos para um fato: antes, a igreja da Europa exportava missionários para o mundo todo; no entanto, hoje, deles ela precisa para realizar suas atividades. Com simplicidade e afeto, ao final, Pe. Luís abraçou e foi abraçado pelos presentes.
A Paróquia Imaculada Conceição, por intercessão de nossa Mãe e padroeira, agradece ao Pe. Luís pelo seu testemunho de vida, por sua generosidade e, em especial, pelo carinho que nutre por todos nós.


 

No último dia 21 de outubro, a Pastoral do Dízimo se reuniu no Salão Paroquial da Matriz, para preparar o "mês do Dízimo", que se comemora em novembro.
A Pastoral recebeu o apoio da Pascom, para um trabalho em parceria com o intuito de trasmitir à comunidade a importância da partilha e da solidariedade traduzidas na contribuição do Dízimo.

   
 

Mendes, Assessor de Comunicação da Diocese, e representantes da Pastoral da Comunicação das Paróquias Imaculada Conceição, de Guararapes e Birigui, e Santana, de Araçatuba, se reuniram no dia 21/10 para discutir propostas de organização da PASCOM na Diocese. Padre Orlando Maffei, Assessor da PASCOM diocesana também esteve presente.

     

   

 

 

 
 
  Site Map